SPAC
Segurança Psicológica em Ambientes Corporativos
O SPAC é um programa que visa desenvolver ambientes corporativos centrados na segurança psicológica, utilizando-se da construção e do fortalecimento de competências que potencializam os aprendizados dos times, geram inovação e resultados sustentáveis por meio de abordagens e métodos práticos e colaborativos.
Fazemos isso transmitindo conceitos, elementos e fundamentos da Segurança Psicológica em Ambientes Corporativos ao líderes impactados pelo programa. Timothy R. Clark define os elementos da segurança psicológica em uma estrutura de 4 estágios, para ele é "uma condição em que os seres humanos se sentem (1) incluídos, (2) seguros para aprender, (3) seguros para contribuir e (4) seguros para desafiar o status quo - tudo sem medo de ficar envergonhado, marginalizados ou punidos de alguma forma. "
Para criar esse ambiente seguro utilizamos nosso Assessment SPAC que estabelece e mensura indicadores para a interpretação do cenário atual da organização. Também conduzimos a construção de intervenções, em conjunto com o líder, afim de melhorar e sustentar o desempenho do time em um novo patamar.
Mandala da Segurança Psicológica
ETAPAS DO SPAC
ETAPA FUNDAMENTAL
Assessment Inicial
Aplicação de assessment de segurança psicológica no time para a melhor compreensão da situação de momento da organização e construção do PDI para a liderança.
Focus Group
Levantamento sobre a gestão atual, clima e exploração do ambiente ideal de trabalho a ser construído. Máximo de 12 participantes.
Relatório Devolutivo
Com base nos resultados quantitativos e qualitativos do time, será entregue um relatório consolidado.
PDI
Baseado no relatório devolutivo elaboramos em conjunto com os líderes um plano de ação personalizado contendo tarefas, deveres, atividades e ferramentas que cada um deles deve incluir em sua gestão a fim de construir um ambiente de segurança psicológica.
Mentoria Individual
Encontros quinzenais com duração de 45 minutos que visam esclarecer dúvidas, realinhar rotas, dar suporte para a execução das ações sugeridas no plano de desenvolvimento individual e possibilitar momentos de escuta empática de forma que o líder possa sentir-se suportado em seu caminho de crescimento e evolução com gestor.
ETAPA AVANÇADA - WORKSHOPS
Todos os nossos workshops podem ser realizados de forma
presencial ou on-line e terem 4h ou 8h de duração
Incluir
A inclusão satisfaz uma necessidade humana básica de se conectar e pertencer a um grupo. No trabalho não é diferente, todos nós queremos ser aceitos. Na verdade, essa necessidade de ser aceito precede a de ser ouvido. Quando outros nos convidam para sua sociedade, desenvolvemos um senso de identidade compartilhada e uma convicção de que somos importantes. Uma inclusão segura nos permite ganhar associação dentro de uma unidade social e interagir com seus membros sem medo de rejeição, constrangimento ou punição; aumentando a confiança, resiliência e independência. Mas e se você for privado dessa aceitação e validação básicas como ser humano? Em resumo: é debilitante. Ativa os centros de dor do cérebro. Conceder inclusão a outra pessoa é um imperativo moral. Na verdade, apenas a ameaça de dano pode nos isentar dessa responsabilidade.
Aprender
O aprendizado satisfaz nossa necessidade humana básica de desenvolvimento e crescimento. Isso nos permite sentir segurança ao nos envolvermos em todos os aspectos do processo de aprendizagem - fazer perguntas, dar e receber feedback, experimentar e até mesmo cometer erros. Todos nós trazemos algum nível de inibição e ansiedade para o processo de aprendizagem. Todos nós temos inseguranças. Quem não hesitou em levantar a mão para fazer uma pergunta em grupo por medo de se sentir desconhecedor do assunto? Aprender é um processo intelectual e emocional. É uma interação da cabeça e do coração. Quando nos sentimos seguros, ficamos mais dispostos a ser vulneráveis, assumir riscos e desenvolver resiliência no processo de aprendizado. Por outro lado, a falta de segurança do aprendiz aciona o instinto de autocensura, fazendo com que nos fechemos, recuemos e administremos o risco pessoal.
Contribuir
Quando contribuímos fazemos a diferença. Quando nos sentimos seguros para contribuir como um membro pleno da equipe, usamos nossas habilidades e conhecimentos para participar do processo de criação de valor. Nós nos inclinamos para o que estamos fazendo com energia e entusiasmo. Temos um desejo natural de aplicar o que aprendemos para dar uma contribuição significativa. Ninguém gosta de micro gerenciamento porque ele não nos dá a liberdade e a discrição para atingir o nosso potencial. Quanto mais contribuímos, mais confiança e competência desenvolvemos. Quando criamos um ambiente de contribuição seguro para os colaboradores, os presenteamos com autonomia, orientação e incentivo em troca de esforço e resultados de alto impacto.
Desafiar
O desafio satisfaz a necessidade humana básica de tornar as coisas melhores. É o apoio e a confiança de que precisamos para fazer perguntas como: “Por que fazemos assim?” "E se tentássemos isso?" ou “Posso sugerir uma maneira melhor?” Isso nos permite sentir seguros para desafiar o status quo sem retaliação ou o risco de prejudicar nossa posição pessoal ou reputação. Um ambiente de desafio seguro fornece respeito e permissão para discordar quando percebemos que algo precisa mudar. Isso nos permite superar a pressão de conformidade e nos dá uma licença para inovar e ser criativo. Como o mais alto nível de segurança psicológica, corresponde ao maior vulnerabilidade e risco pessoal associado a desafiar o status quo. Quando criamos um ambiente desafiante seguro, damos abertura em troca de franqueza.
ETAPA CELEBRAR
Assessment Final
Aplicação de assessment de segurança psicológica no time para avaliar o progresso da organização ao fim do programa.
Resultados
Reunião com o RH para apresentar os resultados obtidos com o programa.
Palestra Show
Regaste e reforço dos aprendizados construídos durante o programa SPAC intercalados com apresentações de canções, tocadas ao vivo por uma banda, que tenham sinergia com a temática.
RESULTADOS ESPERADOS
Desenvolver pessoas para:
- se sentirem seguras, bem e livres para serem elas mesmas no dia a dia corporativo;
- assumir riscos interpessoais;
- manifestar ideias não populares;
- criar a cultura da inovação (abertura para ideias sem medo de retaliação) e espaços para aprender com os erros;
- confrontar a autoridade sempre que necessário;
- dar e receber feedback;
- engajar em conflitos produtivos;
minimizar a toxicidade na liderança;
confiança e boa vontade.
Desenvolver times para:
- desenvolver ambientes propícios para inclusão;
- serem ágeis e flexíveis;
responder as mudanças;
- vivenciar a cultura de transparência, colaboração e comunicação aberta;
aprender e construir;
- inovar, aprender e ser criativo;
- erradicar a toxidade;
- desenvolver estruturas flexíveis com cultura organizacional segura psicologicamente.